Keblinger

Keblinger

Gratidão - Carmen Lobão

| sábado, 1 de junho de 2013
  Crabapie - Lideres ajudando no trabalho Manual - Presente para as mães 

“ Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. (2 Coríntios 9:7-8)

  Nove meses de Haiti. Eu acabo de bater o meu recorde pessoal de permanência fora do Brasil. O meu primeiro recorde foi adquirido quando morrei por 8 meses no Canadá (junho/2001 a Fevereiro/2002). Até o momento estou sobrevivendo a tudo. Com desafios futuros (mudança de residência), encerramento do ano letivo (termina dia 15 de junho) e vivenciando as mudanças climáticas de cada estação (agora chove todos os dias à tarde).

Fazendo o devocional com o Pr. Nahur durante sua visita ao Haiti

Gratidão é a minha palavra. Gratidão a Deus e seu amor gracioso, aos meus mantenedores fixos e esporádicos, a minha liderança e igreja no Brasil, aos meus novos amigos no Haiti e EUA. Sempre que alguém me manda uma mensagem dizendo que está orando por mim eu respondo: “Glória a Deus! Eu tenho sentido suas oração por aqui!” Certamente as tenho sentido, por isso eu digo: OBRIGADA! DEUS OS ABENÇOE!
Carmen Lobão

Agradecimento
- Fidelidade dos mantenedores;
- Finalização de um ano letivo;
- Visita do Pr. Nahur M. Santos;
- Compra de um carro;
- Reconciliação do meu sobrinho Humberto;

Pedidos
- Desafios com a Cultura;
- Mudança para o acampamento;
- Possível viagem para o Brasil em Setembro;
- Salvação dos meus familiares; 

 Pr. Nahur ajudando com o material esportivo depois da recreação com as crianças

- Visita do Pr. Nahur

Estava esperando para maio a visita de dois casais da minha igreja no Brasil (PICE). Um dos dos casais desistiu por motivos pessoais e o outro casal, Pr. Nahur e Noêmia Santos estavam prontos e empolgados para vir. Passagens compradas, malas prontas com toda a minha longa lista de encomendas do Brasil. Viajaram de são Luís para Brasília sem problemas para pegar o voo da Copa Airlines e chegar até aqui, Haiti. Porém, Deus não deixou todos estes planos serem completados. Noêmia, durante os preparativos para a viagem, não encontrou sua carteira de vacina contra Febre Amarela. Tomou outra vacina com menos de dez dias da viagem e foi barrada pela Copa Airlines em Brasília. A alegação foi prazo não válido de no mínimo 10 dias depois que a vacina é tomada. Se eles autorizassem pagariam uma multa muito alta às autoridades responsáveis pela fiscalização. Que tristeza profunda! Entre choro de Noêmia e preocupação do Pr. Nahur em deixar sua amada sozinha no aeroporto de Brasília, refizeram as malas ali mesmo para terem a certeza de que todas as encomendas enviadas até mim chegariam. 

Pr. Nahur me ajudando com as compras na volta da feira

Qual foi a minha surpresa ao receber somente o Pr. Nahur no aeroporto de Porto Príncipe. Claro que fiquei feliz pela visita de meu pastor, mas não completamente, pois aquela que considero como uma irmã mais velha, não estava aqui para que eu compartilhasse os detalhes de todas as coisas. Eu compartilhei com o meu pastor, mas teria sido muito mais “empolgante” compartilhar também com “outra menina” sobre a minha casa, meu ministério, meus desafios. Porque meninas prestam atenção em detalhes e meninos, não. Ela prometeu que não vai perder esta passagem. Sendo assim, ainda tenho esta chance, se Deus assim permitir. Obrigada Pr. Nahur e Noêmia (pela tentativa) de se disporem e sair de tão longe para nos apoiar aqui. Obrigada Deus por conceder esta possibilidade.

Todos os missionários servindo no momento no CDG receberam uma placa de Honra ao Mérito

- Aniversário do College de La Grace

Foi muito bom ter tido esta oportunidade de participar deste evento histórico. A comemoração dos 20 anos do College de La Grace. Uma dos principais braços da Missão HIM (Hosean International Ministries). Muitos convidados especiais, como pessoas que ajudaram a fundar esta escola e são mantenedoras há 20 anos. Glória a Deus por esta fidelidade. Há tandos exemplos de pessoas que começam a ser mantenedores de alguém ou de alguma instituição e logo param dando desculpas tão “justificáveis” para elas, mas “inacreditáveis” quando vamos ver suas listas de prioridades: “comprei um carro novo; uma casa nova; me casei; tive um filho; fiz minha viagem de férias, etc. “Eu, Eu, Eu, Meu, Meu, Meu” E o reino? Fica com o “resto” como sempre. Se sobrar alguma coisa, é claro. Graças a Deus que ainda encontramos pessoas fieis e testemunhos de vida positivos nesta área. Obrigada a todos os meus fieis mantenedores. Tantas pessoas fieis escolhidas por Deus para nos apoiado por aqui.


Recebendo os presentes que vieram do Brasil. Melhor goleiro (o alto) e Artilheiro (o baixo).

- Torneios de Futsal

Um outro marco foi a realização do Campeonato de Futsal com os alunos e alunas do fundamental maior e as alunas do Médio. Em um país “machista” por natureza, foi uma vitória para esta meninas. As mulheres aqui estão sempre em segundo plano. Trabalham triplicado. Elas não tem muitas opções de emprego ou carreira. 

No torneio feminino quem levou o primeiro lugar foi a 6a serie B

Salvo algumas raras que conseguem patrocínio para entrar em uma universidade. Seu destino é se casar o mais rápido possível para sair da miséria do seu lar e aventurar uma nova chance de sair da miséria com o seu esposo. (quase igual ao Brasil, mas multiplicado por 100). Obrigada por todos que doaram os materiais esportivos para que este evento acontecesse e os treinos continuassem.

A missionaria KaRon Branch pegando seu voo para Porto Príncipe e de la volta para os EUA

- Partida dos Missionários (Karon, Burnie, Sarah, Lisa)

Este mês também foi o mês das despedidas. Quando cheguei aqui em setembro do ano passado, uma professora americana de Artes Cênicas e Comunicação, KaRon Branch, estava dedicando parte de sua vida para servir aqui no College de La Grace. Ela já estava aqui há um ano e tinha se comprometido a ficar mais um ano a serviço de Deus através da HIM. Agora em Maio seu tempo de serviço acabou e ela voltou aos EUA. Sua experiência por aqui foi marcante para escola. Ela ajudou grandemente na organização administrativa da escola e dava aulas de Bíblia e inglês também. Ajudou a organizar alguns treinamentos para os professores e arrecadar centenas de materiais escolares para alunos e professores. Obrigada KaRon Branch por seus serviços para o reino aqui no College de La Grace.

Eu e os missionarios voluntarios Bernie, Sarah e KaRon

O ex-fazendeiro de 70 anos também se despediu aqui do Haiti neste mês. Depois de passar 5 meses servindo nas áreas de carpintaria e consertos em geral. Bernie estava servindo por acreditar que servir a Deus é melhor que ficar na frente de uma televisão ou mofando em um asilo. Nós temos toda a eternidade para descansar. A aposentadoria do crente é no Céu. Com a idade vem a sabedoria que mais útil que a força na maioria das vezes. Podemos mudar de áreas de atuação no reino de Deus com a idade, mas nunca parar de servir. Obrigada Bernie pelos seus serviços aqui e por nos ensinar esta lição servindo com todo empenho e dedicação aqui conosco.

Fazendo o devocional com os lideres em Crabapie

A ex-enfermeira Sarah de 73 anos também deixou o conforto de seu lar nos EUA para servir por dois meses aqui no College de La Grace e retornou agora em Maio. Enquanto esteve aqui servindo, organizou a enfermaria, fez testes oftalmológicos e ajudou como pode nesta área de saúde. Obrigada Miss Sarah pela sua demonstração de força, disposição e amor por estas crianças aqui no College de La Grace.

A 1B ganhou a competição durante o Jogo de Revisão sobre a vida de Jose do Egito

A professora primária e esposa de uma militar que atualmente esta servindo com as tropas americanos no Afeganistão, Lisa, também dedicou dois meses de seu tempo para ajudar alguns alunos do ensino médio a se capacitarem para fazer o TOEFEL (teste de proficiência de língua inglesa exigidos a todos os estrangeiros que queiram estudar em universidades cuja língua oficial é o inglês. Como eu já mencionei em informativos anteriores saber inglês para estes alunos é a porta de saída da miséria. Abre as portas para empregos, universidades e mil outras oportunidades. Obrigada Lisa por sua dedicação a esta turma especial de alunos. Certamente isto causará uma grande mudança na vida de cada um.

Comemoração do dia das mães em Crabapie

- Dia das Mães

O ministério MORE HOPE em Crabapie teve neste último domingo de maio a comemoração do seu primeiro dia das mães. Este ministério também completou dois anos agora neste mês de maio. Tivemos a presença de mais de 100 crianças desta comunidade  e cerca de 35 mães.

As mães que compareceram na Celebração do Dia das Mães

 As crianças cantaram, recitaram poesias, dançaram e fizeram um trabalho manual para entregar para suas mães neste dia. Uma das apresentações musicais foi cantar em português a música “Irei ao céu”. Também teve a coreografia da música “Homenzinho Torto” pelos mais pequeninos.O s grande quiseram fazer a coreografia do “Papai Maluco” (vai fazer o que?).

Decoração que pegamos emprestada do Aniversario do CDG

 A decoração foi emprestada da Festa dos 20 anos do CDG. Obrigada Líderes do MORE HOPE pela dedicação ao ajudar as crianças na confecção das lembrancinhas, na decoração e organização do evento.

Jogo de Revisao sobre a vida de Jose do Egito

- Encerramento da aulas

Agora na segunda semana de junho as aulas vão terminar. Mais um ano letivo chegando ao fim. As aulas começaram em outubro/12 e depois de muitos feriados, break de natal, break de primavera, etc as aulas chegam ao fim. Eles tem três avaliação. São realizadas trimestralmente. De junho a setembro são as férias de verão. Muitos vão ajudar seus pais na lavoura. 


Turma do 2B campeã da competição entre as segundas series - Jogo sobre Jose do Egito.

Outros vão ficar á toa. Em julho algumas equipes dos EUA vem para realizar acampamentos com a crianças. Obrigada Deus pela oportunidade de ensinar em 12 turmas Bíblia e Inglês pela manhã. Obrigada pelo futebol e aulas de português e inglês para os jovens à tarde.

A parte de cima sera o apartamento que estou reformando para morar a partir de Julho

- Reforma do apartamento

Neste próximo momento aqui no Haiti, vou mudar para o acampamento. Até agora estava morando em um dos apartamentos aqui na escola. Esta bem confortável. Perto do centro, luz, água, vizinhos. Morando próximo do Pr. Caleb e sua família. Tudo muito fácil. Vamos complicar um pouco as coisas. Lá no acampamento não vou ter o conforto da energia elétrica (mas eu já estava preparada para isto). 

A capela do Acampamento - Camp de La Grace

Não terei vizinhos conhecidos tão próximos e vou precisar reformar todo o apartamento. O custo vai ser de US$ 2 mil dólares. Minha igreja está vendo como pode me ajudar nesta reforma. Lá vou poder ajudar na organização do local, ajudar a comunidade vizinha e desenvolver projetos naquele local. Obrigada Deus por este novo desafio que será bem grandinho.

Agora tenho um carro para usar enquanto estiver por aqui

- Compra do carro

Uma bênção bem legal. Com a volta da missionária KaRon para os EUA, ela me vendeu seu carro. O preço anterior que combinamos foi de US$ 3 mil dólares. Desde fevereiro tenho retirado mensalmente US$ 500 dólares das ofertas que tenho recebido para meu sustendo aqui. Com isto tenho pago aos poucos este carro. Porém depois de pagar US$ 2 mil, ela disse, ao partir, que eu não precisaria pagar mais os US$ mil dólares que faltavam. Glória a Deus! Agora tenho um carro muito legal.

Com a volta da missionaria KaRon para os EUA, ela me passou o carro por 2 mil dólares

 Só tem um detalhe neste carro. Como a direção dele é no lado direito, eu não posso usá-lo para viajar para cidades maiores ou levaria uma multa. O Pr. Caleb disse que com US$ 1 mil dólares ele pode conseguir a troca desta direção e assim poderei usá-lo para outras viagens maiores. Obrigada Deus por providenciar este transporte tão bom e útil para mim.

Meu sobrinho Betinho e uma amiga - fazendo fotos para uma loja de roupas

- Reconciliação do Betinho

Outra bênção foi ouvir sobre a reconciliação de meu sobrinho Humberto. Filho de meu irmão Cleber. Desde criança eu e a mamãe falávamos do amor de Deus a ele e sua irmã Mayara. Levei para os acampamentos. Eles fizeram uma decisão ao lodo de Cristo. Mayara continuou e o Betinho abandonou depois de um tempo. Agora recebo a notícia de que ele, aos 16, se reconcilia e, segundo ele, “está firme e forte”. Obrigada Deus por este presente maravilhoso. Como é bom ouvir que uma pessoa de nossa família está seguindo ao Senhor.

Eles estão fora das mesas porque elas tem alguns grãos de arroz dos alunos anteriores. Para eles estes grãos representam "mesas sujas". (Cultura)

- Cultura


Durante estes 9 meses o maior desafio tem sido alguns aspectos da Cultura. Isto não é surpresa, pois este é o desafio maior de qualquer pessoa que vive longe da ”sua casa”. Quando eu me lembro, eu tento “me consolar” com a frase: “Em alguns aspectos da cultura não existe certo ou errado, e sim, diferente.” Por que alguns e não todos? Porque os aspectos da cultura que ferem os princípios de Deus não devem ser aceitos. Exemplos: Algumas tribos indígenas da Amazônia matam um dos bebês quando a mulher dá a luz a gêmeos, por acreditar que um vai roubar a alma do outro; Na índia, as meninas da castra inferior podem ser vendidas como escravas sexuais; Em alguns países da África aceitam a poligamia; etc. Aqui ainda não vi nada deste nível, mas algumas coisas pequenas que incomodam. 

Os pequeninos lancham primeiro, os grandes não sentam nas mesas porque estão sujas de arroz.

O que me incomoda mais é o espírito de destruição das crianças, a falta de zelo dos adultos. Não há um cuidado pelo que não pertence a elas. O que não é deles, eles acham que podem quebrar, rasgar, sujar, destruir; Eles não tem a consciência do valor de cada coisa colocada, por exemplo, aqui na escola. “Veio fácil, vai fácil”. Os professores não ajudam. Não passam esta consciência para os alunos. Muitas vezes eu vi algum aluno fazendo algo errado e os professores que estavam perto não os repreenderam. Como eu tenho esta “bendita”consciência de zelo, isto tem me consumido. Orem para que eu não desista de “fazer o bem”, mesmo quando, na maioria das vezes, eu me sentir como “um beija-flor carregando água em seu bico para apagar uma floresta em chamas”. Obrigada Deus pela paciência e perseverança que o Senhor tem colocado em meu coração. Não me deixe desistir de fazer o bem, Senhor!

2 comentários:

{ Niñas Sotero -Brasil } at: 1 de junho de 2013 às 23:22 disse...

Fico contente sempre que leio seu diário aqui no blog.Em saber que o Senhor tem abençoado você.Muitos meses já se passaram e Deus tem sido fiel.Me senti aí com você através da presença do nosso pastor.Continuarei orando.Fique na paz do Senhor!Que Ele abençoe o teu caminho.Um abraço.

{ Carmen Lobão } at: 7 de junho de 2013 às 19:40 disse...

Amem! Obrigada eplas oracoes e sustento.

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Carmen Lobão