| Formatura de um grupo de voluntários que passou um mês no Haiti em treinamentos com os missionário Thiago e Manu |
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10.41,42)
9 meses de Haiti e o Senhor está me dando um “puxão de orelha”. Que “puxão” é este? Hiperatividade! Não é a primeira vez que Deus faz isso. Antes de ir para o seminário no Palavra da Vida, Atibaia, Deus me disse a mesma coisa: “Maria escolheu a boa parte,...” Então deixei quatro empregos como professora de inglês, quatro ministérios na igreja e fui passar três anos “escolhendo a boa parte que não me seria tirada". Ao sair de lá consegui certo progresso, escolhi manter somente um emprego e dois ministérios enquanto aguardava a minha vinda para o Haiti. Ao chegar aqui a sensação de urgência tomou conta novamente e ano após ano estou voltando a ser Marta (tenho ficado ansiosa e afadigada com muitas coisas) e tenho deixado Maria de lado (tenho meditado e orado menos).
![]() |
| No encontro de Missionários Brasileiros no Haiti, Eles queriam saber quem era a Detetive de Deus, então tive que improvisar |
Dos dias 7 a 10 de fevereiro tive a oportunidade de participar de um encontro de missionários Brasileiros no Haiti. Foi um bom momento para ser Maria e foi lá que Deus me chamou a atenção e “puxou a minha orelha”. Agradeci a Deus e concordei em tentar “puxar o freio” em minhas atividades. Descobri que é muito difícil voltar e desacelerar. É como tentar andar lentamente depois de correr muito rápido. O seu coração está em um ritmo e seu corpo em outro. Já tem um mês que estou tentando desacelerar, mas ainda não consegui ainda.
Comecei a me questionar o Por Quê de tanta urgência. A resposta que consegui até agora foi que por causa do histórico da minha família de mortes tão prematuras (meu pai aos 50, minha mãe pouco mais que 70, meus irmãos mais velhos aos 30 e aos 48, tios, primos, etc) eu tenho a sensação de que não vou viver muito, o que me faz querer trabalhar para o Senhor em regime de urgência. Mas isso não é uma boa desculpa, pois nada do eu possa “Fazer para Deus” vale mais do que “Estar perto de Deus”. Sendo assim, vou seguir guerreando contra minha carne e Ouvir e Obedecer a voz de Jesus que me diz: “Carmen, Carmen, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; escolha a boa parte, a qual não te será tirada.” Que Deus continue os abençoando.
| Casa de hospedagem das equipes voluntárias ANTES da renovação |
No mês de fevereiro conseguimos terminar o projeto de reforma da casa de hospedagem das equipes. Foram dois meses de trabalho para que tudo ficasse pronto para começar a receber as equipes com um pouco mais de conforto. As duas primeiras equipes do ano não conseguiram desfrutar destas mudanças. A Downline Ministries, com 11 pessoas, teve o privilégio de inaugurar a renovada casa de hospedagem do Camp de La Grace nos dias 18 a 21/02. Eles fizeram uma conferência para Pastores e Líderes da Igreja Batista Jerusalém. Tivemos mais de 140 participantes de Pignon e redondezas.
| Casa de hospedagem das equipes voluntárias DEPOIS da renovação |
No dia 13/02 tivemos a “École Nationale Toussant Louverture” de Pignon com 175 crianças e 25 adultos. Depois que já estavam aqui a diretora me disse que sabia que eu gostava de trabalhar com crianças e pediu que eu fizesse alguma atividade com as crianças. É claro que a “Detetive de Deus” entrou em ação. Compartilhei o evangelho usando a “Técnica do Saco de Cores”, ensinei a brincadeira musicada “Papai Maluco” e fiz mais uma ou duas brincadeiras cooperativas e competitivas também.
![]() |
| Esperando o churrasco sair e compartilhado os ministérios |
Recebemos mais dois grupos um de jovens do bairro (15/02) e a “École Baptiste Conservatrice de Pignon” (27/02) ambos com 30 participantes cada para também um dia de convivência e brincadeiras. Minha participação nestas duas últimas foi só fornecendo a estrutura e o material esportivo. Quero desenvolver o “Projeto Escola no Camp”. Onde traríamos uma ou duas escolas por mês oferecendo um dia de convivência e compartilhar da Palavra.
| Orientando os bandeirinhas para normas de cobrança de penalidades |
Nos dias 16 e 17/02 houve um evento organizado por mim. Foi um torneio de futebol para crianças de 8 a 14 anos. Tivemos a participação de 8 equipes, cada equipe tinha 10 jogadores, um treinador e um auxiliar.
Os Objetivos eram de Fazer um evento que glorificasse o nome de Deus, Tirasse o máximo de crianças possível da convivência das loucuras do Carnaval e Proporcionasse para as crianças e jovens da região algo que eles nunca haviam experimentado antes (um torneiro organizado com sistema de som, cerimônia de entrada, hino Nacional e premiações com medalhas e bolas. Medalhas que foram doadas pelo Exército Brasileiro no Haiti).
| Equipe chamada "Fooultecnik" que ficou com a medalha de Ouro |
Tive 7 pessoas me auxiliando na organização e convoquei mais 15 me auxiliando na execução. 2/3 dos que me auxiliaram na execução foram jovens que me deram problemas de disciplina e respeito naquela ocasião com futebol aqui no Camp de La Grace. Quando eu deleguei a eles responsabilidades como auxiliares de técnicos, seguranças, gandulas e árbitros tivemos um grande evento com 200 a 250 pessoas por dia sem nenhum problema de briga, disciplina e todos respeitaram as regras do acampamento e do torneio.
| As missionárias Nycole e Kayla viram me ajudar na organização |
Foi uma benção e deixamos bem claro para todos que Jesus Cristo é o único Senhor e Salvador e que Nosso Deus é o único merecedor de receber toda a Honra, Glória e Louvor por tudo que havia acontecido. Agora os jovens querem que eu organize uma para eles. O desafio vai ser maior, mas com Deus nada é impossível.
| O voluntário Bernie já reformou, fortaleceu e ajustou mais de 150 cama e nós já começamos a pintá-las |
| O voluntário Bernie já reformou, fortaleceu e ajustou mais de 150 cama e nós já começamos a pintá-las |
Agradecimentos
- Pela fidelidade do Senhor através de minha família, mantenedores e intercessores;
- Pela lutas e tribulações que estão me fazendo crescer;
- Pelas atividades realizadas no acampamento com mais de 600 pessoas servindo das nossas instalações e programações;
- Pelos 11 voluntários da Downline Ministries;
- Pela oportunidade de servir com o Torneio de futebol e visita das escolas;
- Por participar da reunião mensal de oração dos Missionários Brasileiros no Haiti (muitas greves e tumulto políticos na Capital, mas Deus nos livrou de todo mal);
| O voluntário Bernie já reformou, fortaleceu e ajustou mais de 150 cama e nós já começamos a pintá-las |
| O voluntário Bernie já reformou, fortaleceu e ajustou mais de 150 cama e nós já começamos a pintá-las |
Pedidos:
- Pela minha vida Espiritual. Preciso ser mais Maria e menos Marta;
- Pela minha saúde física. Mãos continuação incomodando;
- Pelos Projetos de Inglês, futebol. Os postes para eletricidade já estão sendo colocados aqui no acampamento. Quando tivermos eletricidade quero começar um Projeto de Computação Básico para os jovens;
- Pela equipe de 12 voluntários da Center Point Community Church que virão de 17 a 24/03 para trabalhar na construção da “Warehouse” - Armazém de Recursos para Ajuda em Catástrofes. Porque, como dizem aqui no Haiti, não é se, mas quando as catástrofes acontecerem, teremos recursos para ajudar nos primeiros momentos.
| Nosso refeitório ganhou portas esta semana |




0 comentários:
Postar um comentário