Keblinger

Keblinger

Uma Nova Medida de Fé - Carmen Lobão

| terça-feira, 8 de dezembro de 2015
Meus trinta e cinco alunos das aulas de inglês, Bíblia e reforço escolar no Camp de La Grace
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. (Sl 126.5,6)

No dia 15 de outubro de 2015 comecei mais um ano servindo junto a HIM (Hosean International Ministries) aqui na cidade de Pignon, Haiti. Especificamente pelo terceiro ano seguido no ministério Camp de La Grace que é um centro de Conferências, Treinamentos e Acampamentos. Ele é o segundo maior ministério da missão. O primeiro é o Collège de La Grace que pode alcanças até 1200 alunos da alfabetização até o ensino médio.

Depois da temporada de Conferências e acampamentos (junho a agosto/15), fiquei no Brasil por dois meses. Durante o período que estive por lá pude fazer meu check-up médico em São Luís e visitar algumas cidades do Paraná e o Distrito Federal, como também, meu irmão Cleber e sua família em São Mateus (interior do Maranhão).

Diferente das outras viagens para o Brasil, procurei descansar mais, estava muito desgastada física e espiritualmente. O terceiro ano no Haiti foi muito duro e desafiador. Pensei até em não retornar para meu quarto e último ano de compromisso por aqui. Mas a medida que fui descansando, Deus foi restaurando minhas forças e renovando minha esperança.

A dependência completa de Deus exige sempre “Uma Nova Medida de Fé” a cada desafio. Uma fé que deve ser seguida de Ação. E esta ação é fazer Ajustes profundos na sua vida para obedecer aos planos Deus para você.

Neste meu quarto ano de Haiti quero testemunhar ainda mais Deus realizando coisas que só Ele pode fazer. Quero deixar de fazer o que antes eu fazia normalmente que era só tentar fazer o que estava dentro de “minha própria capacidade”.

No momento estou me sentindo pressionada, mas não desanimada; estou perplexa, mas não desesperada; estou abatida, mas não estou destruída. Há noites que durmo chorando sem esperança, mas minhas lágrimas são enxutas e minha esperança renovada com o novo dia.

Obrigada pela fidelidade nas orações e contribuições para meu ministério e que Deus continue os abençoando ricamente.
Meus vizinhos do alodo direito. Família Gaspar. O amontoado de tijolos é a cozinha deles depois que uma ventania derrubou tudo. Qualquer doação específica entra em contato comigo.

Agradecimentos
- Pelo tempo de descanso no Brasil;
- Pelo apoio de minha família, amigos e igreja enquanto estava no Brasil;
- Pelo período de preparação espiritual para reassumir o ministério;
- Pela boa recepção das crianças e jovens com quem trabalho aqui;
- Pelas ofertas especiais que recebi para repor algumas coisas que haviam sido roubadas da minha casa aqui no Haiti. Consegui comprar uma nova bateria e um novo Conversor de energia (U$ 550 dólares americanos);
Eu e meu "filhinho" Sultão. Foi o nome do único cachorro que minha família teve. Este tem três meses. É muito desobediente e alegre.
Pedidos
- Por este último ano aqui (até agosto/setembro de 2016): sabedoria, recursos e força para não desistir;
- Pelo próximo passo depois do Projeto Haiti: CTBCH (Centro de Treinamento Bíblico Carlos Harisson) em Barra do Corda, Maranhão, é uma das possibilidades;
- Pela minha saúde (mãos, coluna, colesterol);
- Pela minha família no Brasil (salvação, saúde, proteção);

Projetos Reassumidos

Aula de Bíblia. Ahistória da Torre de Babel
Aula de reforço

- Estamos com trinta e cinco crianças frequentando nossas aulas de reforço escolar de segunda a sextas das 14 às 16 horas. Nas segundas e quantas eu estou dando aulas de inglês e Bíblia para as crianças no curso. Nos outros momentos dois professores haitianos ajudas com os deveres, matemática e francês;
- Continuo com as aulas de inglês aos sábados à tarde com 10 jovens e adultos.

Equipe A de futeol para jovens (New Star)

Equipe B de Futebol para jovens (New Star)
Futebol

- Agora temos 27 jovens da vizinhança que formam a equipe “New Star”. Recebemos uma excelente doação da Susan Santos diretamente do Canadá. Ela enviou dois equipamentos de futebol para adultos, muitas bolas, e outros artigos esportivos para criança também. Foi maravilhoso.

Equipe A de futebol Infantil
- Temos 20 meninos de 10 a 16 anos. Eles estão divididos em equipe A e B (dependendo da idade). Kachimy, um jovem do bairro, está me ajudando a treinar estes meninos.
Rosalinda tem 10 anos, mas o tamanho de 7. Ela joga bem. Ganhou da Susan Santos direto do Canada essa roupa da seleção.
- Comecei uma nova categoria. São 20 crianças de 5 a 9 anos que treino todas as segundas depois da aula de reforço.

Investindo em Educação

Este ano estou tentando investir mais nos jovens e crianças aqui da comunidade. Tentei encontrar patrocinadores para ajudar a pagar a escola de alguns deles enquanto eu estava no Brasil, mas não consegui ninguém até agora. Mesmo assim estou usando o meus sustento mensal para isso.

Stuart Lucien já começou a estudar Ciências da Computação em Porto Príncipe.
1- Stuart Lucien (25 anos) foi meu ajudante até outubro aqui no Camp de La Grace. Agora em novembro eu comecei a patrocinar seu curso universitário de Ciências da Computação em Porto Príncipe. São U$ 100 dólares mensais;
 2- Kenold Joseph e Luxor Debreus (ambos com 21 anos) fazendo a sexta série. São somente U$120 dólares anuais cada;
 3- Mona Gaspar (13 anos) e Rosalinda Gaspar (10 anos). São somente U$ 50 dólares anuais;
  4- Katie Mesidor (13 anos). São somente U$ 50 dólares anuais;

Finalmente estamos nos livrando da cerca de cáctos ao lado do campo de futebol
Comecei também uma nova categoria de trabalhador aqui no Camp de La Grace. Fora os três fixos contratados por mim que ajudam na conservação do local, temos alguns temporários que trabalham por meio período quando querem pagar por suas provas escolares, comprar um tênis novo ou consertar a bicicleta, etc. Estou gostando da iniciativa destes jovens, por isto estou patrocinando esta nova categoria também. Bem melhor do que somente pedir e pedir.
Nos livrando da cerca de cáctos ao aldo do campo de futebol.

Visitas
- No Natal deste ano alguns missionários brasileiros morando em Porto Príncipe viram para passar quatro dias aqui no Camp de La Graça (de 23 a 26/12);


- Também vou receber a visita de um casal Thais e Thiago Rodrigues de São Paulo viram passar três semanas aqui no acampamento ajudando/servindo em tudo que tiver para fazer por aqui. (2 a 18 de janeiro/16)

Resposta para o Desencanto - Carmen Lobão

| sábado, 1 de agosto de 2015
Alunos e Atletas dos nossos projetos no Camp de La Grace
Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jeremias 32.27)

Necessitamos compreender o tempo todo que o Senhor permanece no comando das coisas. Que nada se acaba até que ele o diga. Entender que as desgraças e as fatalidades da vida não são motivo para pular de paraquedas. São simplesmente uma razão para ajustar os cintos.
Corrie Tem Boom costumava dizer: “Quando o trem entra num túnel e o mundo fica escuro, você pula dele? Claro que não. Você se sente firme e confia que o maquinista o ultrapassará”...
Existe um jeito de trabalhar com o desânimo? Olhe para a história da humanidade. Leia repetidamente. Tenha em mente de que você não é a primeira pessoa a chorar. E não é a primeira pessoa a precisar de ajuda.
Desistir de um projeto pessoal ou da própria vida quando os problemas aparecem, com certeza, não é a solução para eles. Passe a encarar as dificuldades como um teste não apenas para a sua paciência, mas, principalmente, para a sua fé. (Max Lucado)

Travor meu auxiliar por 5 semanas no Day Camp para os atletas da nossa escolinha de futebol
Três anos de Haiti e esses foram os dois meses (Junho e Julho/15) mais desafiadores espiritual, físico e emocionalmente para mim e meu ministério por aqui. Satanás literalmente “me peneirou como trigo” (Lc 22.31). Por muitas vezes questionei-me novamente: “O que eu estou fazendo por aqui? Todo esse trabalho vale a pena ou é em vão?” Eu voltaria hoje mesmo para minha “vidinha de crente” no Brasil se fosse minha escolha. Mas um dia eu disse a Deus que MINHA VIDA ERA DELE, sendo assim, eu não tenho mais este poder em minhas mãos. Devo simplesmente olhar para a história de todos aqueles que um dia disseram a mesma coisa e simplesmente OBEDECER ao que ele tem me pedido e CRER que no final tudo vai valer a pena. Exatamente TUDO.

Representação da Arca de Noé, O Obediente no Sport Camp

Agradecimentos e Pedidos de Oração

- De 13 a 20 de junho tivemos uma equipe de 20 pessoas da Fellowship Bible Church. Enquanto estavam por aqui eles nos ajudaram com um “Sport Camp” para 145 crianças da vizinhança com 3 tardes de EBF e Esportes; Ao mesmo tempo eles ajudaram com outras atividades no acampamento como a pintura de parte do grande alojamento, jardinagem e trabalharam com outra equipe de 7 pessoas da Irving Bible Church na construção do “Armazém para ajuda em momentos de desastres”.
- De 19 a 27 de junho tivemos 19 voluntários da St. Mark's Baptist Church que organizaram 4 dias de uma Conferência para 150 mulheres de várias cidades do Haiti. Ao mesmo tempoi parte de sua equipe trabalhou na restauração do Playground do College de La Grace com a liderança da ex-missionária da HIM, KaRon Branch.

Day Camp com os pequeninos de 3 a 6 anos
- De 24 de junho a 1 de julho tivemos 16 voluntários da OCBF Church que organizaram um acampamento para 150 crianças do centro de Pignon e ajudaram na pintura de salas de aula no College de La Grace.
- No dia 6 de julho a família Previlon (6 pessoas) me ajudou a realizar um Day Camp para 30 crianças da nossa Escolinha de Futebol.
- Do dia 10 de julho a 13 de agosto eu e mais 12 meninas da vizinhança estaremos participando de um campeonato de futebol feminino. Ganhamos o primeiro jogo, mas perdemos os três outros. Ainda jogaremos mais 2 jogos. Valeu a experiências para as meninas desta comunidade. Aos 49 anos sou a artilheira da nossa equipe com 5 gols até agora.

Construção da Warehouse (Armazém para apoio a situações de catástrofes
- De 10 a 16 de julho uma equipe de 14 pessoas da Bear Creek Community Church me ajudou a organizar um Day Camp para 40 crianças de 3 a 6 anos da vizinhança. Eles também organizaram uma EBF para cerca de 200 crianças da comunidade do Chale.
- De 18 a 25 de julho 10 voluntários da Atascocita Community Church trabalharam na construção do “Armazém para ajuda em momentos de desastres” e fizeram trabalhos variados no College de La Grace.
Time das meninas do nosso Bairro (Crabapie e Paskaymit participando de um campeonato no Centro
- A última atividade do verão será de 4 a 11 de agosto com 26 voluntários da First Baptist High Springs Church. Durante este período eles organizarão um acampamento de 4 dias para 150 jovens da cidade e ajudarão na colocação de algumas telas para as janelas dos alojamentos dos acampantes.

- No dia 14 de agosto eu viajo para o Brasil e volto no dia 10 de outubro/15 para meu último ano de Projeto Haiti (ou não...)


Que Deus continue abençoando a Todos



Uma Obra em andamento (Abril e Maio) - Carmen Lobão

| quarta-feira, 3 de junho de 2015
Viagem à República Dominicana para descanso e comunhão
“O qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Co 1.8)

O Senhor ainda não completou a sua boa obra em você. É possível que você pense que ele já fez o suficiente. Que realizou o que dava para ser feito. Pode achar que ele seguiu adiante para reconstruir outra pessoa, ao invés de você. Se for deste jeito, pense com mais cuidado. “Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo.” (Filipenses 1.6)
Demolição das paredes internas de alguns quartos do piso inferior no dormitório grande

Piso dos quartos do andar superior do Dormitório Grande

Reboco das paredes externas do piso superior do Dormitório grande
Sabe qual é a proposta de Deus na sua vida? Realizar uma boa obra. Sabe quando isto vai está completo? No dia em que Jesus Cristo voltar para resgatar a sua igreja. É possível entender o que isso significa? Que Deus ainda não finalizou o trabalho em você. Sabe por que você ainda tem que enfrentar lutas e dificuldades? Porque Deus ainda está trabalhando em sua vida. Ainda não acabou. Falta pouco, mas enquanto isso ele está aperfeiçoando você. (Max Lucado)
 
Armários para guardar as roupas de cama, mesa e banho do acampamento

Prateleiras para guardar mantimentos temporários em dia de acampamento

Dois anos e nove meses de Haiti e as “obras” continuam tanto no Camp de La Grace como em minha vida. Como eu havia compartilhado nos informativos anteriores, desde março estou tendo muitas “lutas e dificuldades” na área financeira. Não porque não tenho recebido ofertas, pelo contrário, Deus continua fiel através das mais de cem pessoas que me sustentam aqui no campo missionário, mas por problemas com meu cartão de crédito.

Remoção dos contêineres de uma área útil para uma área menos útil
Remoção dos contêineres de uma área útil para uma área menos útil
Primeiro o dólar ficou muito alto, depois o meu cartão foi bloqueado para compras pela internet, inviabilizando as transferências dos recursos do Brasil para os EUA e depois para o Haiti. Quando fui à República Dominicana no final de abril tinha a esperança de poder usar o cartão nos caixas eletrônicos, mas acho que a máquina que usei estava “faminta”, pois “engoliu” meu cartão e ele teve que, definitivamente, ser cancelado. Tentamos de tudo para resolver a situação. Meu irmão Roberto teve que acionar até o Banco Central para que a Credicard resolvesse meu problema.
Acampamento Superhero para crianças de 5 anos do Collège de La Grace
A esperança então apareceu na possibilidade de um cartão provisório que teria a validade de um mês. Este cartão foi enviado para o endereço da mãe da Nycole, a outra missionária aqui da missão e uma equipe que veio da igreja dela no começo de maio trouxe o cartão. Com a propaganda enganosa de que ele teria as mesmas funções do meu antigo cartão, ele chegou em minhas mãos, mas não pude usá-lo, pois a função “internet” não estava disponível para este cartão, (Pode?) ou seja, meu problema continuou.

Acampamento Superhero para crianças de 5 anos do Collège de La Grace
Você pode estar se perguntando: Três meses sem poder enviar um só centavo para seu sustento?! O que você fez? Comida e água para beber? Combustível para locomoção, água para uso geral e eletricidade? Internet e credito no telefone para comunicação? Pagamento dos seus quatro auxiliares? Viagem para a República Dominicana? Pagamento de multa por ter passado o prazo de três meses dentro do país? Estas e outras despesas foram miraculosamente resolvidas por outras ofertas vindas de outras pessoas que eu, ou não conhecia ou não esperava. Deus cuidou de todos os detalhes.

Acampamento Superhero para crianças de 5 anos do Collège de La Grace
Fiquei toda a semana passada com apenas $ 100 gourdes (R$ 5) na carteira e as provisões estavam acabando. Eu sabia que Deus iria cuidar deste detalhe também. Então, no final da minha aula de Crioulo haitiano pela internet, minha professora Teresa, uma americana que viveu no Haiti por 12 anos, disse: “Vou orar para que alguém venha pagar uma dívida que ele te deve” e sorriu. Eu disse amém, mas não lembrava de ninguém que poderia fazer isso. Na tarde seguinte o irmão da Nahomi veio com um envelope com $ 1250 gourdes de alguém que realmente me devia e $300 dólares mandados pelo Pr Caleb que estava nos EUA. Glória a Deus!

Acampamento Superhero para crianças de 5 anos do Collège de La Grace
Amanhã o Pr Caleb chega ao Brasil para uma conferência em SP, mas vai dar uma passada em Brasília para visitar alguns amigos na Embaixada Haitiana no Brasil. Meu cartão definitivo já está com meus tios Itamar e Isafran e juntamente com ele vão mandar também algumas encomendas que pedi e trocaram minhas ofertas em reais para dólares. Se Deus assim permitir até o dia 15 de junho, quando o Pr Caleb volta ao Haiti, receberei tudo.

Na obra que Deus está fazendo em minha vida, esta foi a etapa de trabalhar no “telhado da fé”, nas “janelas da esperança” e “porta da confiança”. Que Deus continue os abençoando ricamente!
Dia de Laser com as crianças da Igreja Batista Jerusalém
Dia de Laser com os jovens da vizinhança
Agradecimentos
- Pela fidelidade do Senhor através de minha família, mantenedores e intercessores;
- Pela lutas e tribulações que estão me fazendo crescer;
- Pelo progresso nos projetos aqui no acampamento e mais parceiros chegando
- Pela visita das equipes de:
- Sowing Seeds of Joy (24/04 – 02/05) – trabalhando com construção ;
- Johnson Ferry Baptist Church (09/05 – 16/05) – trabalhando com construção e Day Camps;
- Grace Bible Church (21/05 – 28/05) – trabalhando com construção;
- Pelas duas conferências para 450 Pastores e Lideres realizadas pela Igreja Batista Jerusalém;

Casamento realizado aqui no Camp de La Grace de dois líderes que trabalham comigo em acampamentos (Djo Djo e Admina)
Mais Agradecimentos
- Pelas duas atividades de lazer com jovens e outras duas com crianças realizadas aqui reunindo 100 jovens e 80 crianças;
- Pelo novo projeto “Reforço Escolar”. Temos 20 crianças que vem de segunda a sexta por duas horas receber esforço escolar na para da tarde e depois participam do programa de esporte.
- Pela minha viagem à República Dominicana. Bom momento de descanso;
- Pelo novo cartão que já está a caminho.
- Pelas reformas aqui no Camp de La Grace. Tivemos grandes progressos e muitas atividades nestes dois meses;

Novo Projeto de Aulas de Reforço das as crianças da vizinhança
Novo Projeto de Aulas de Reforço das as crianças da vizinhança
Pedidos:
- Pela minha saúde em geral;
- Pelo Travor Smith um jovem americano de 20 anos que servirá por dois meses aqui no Camp de La Grace sob a minha supervisão (proteção e saúde);
- Pelo Encontro de Missionário Brasileiros no Haiti que acontecerá dos dias 4 a 7 de junho em Cap-Haitien;
- Pela minha viagem ao Brasil no final de agosto. Que eu encontre bons preços de passagens;
- Pela temporada de verão que começa no dia 13 de junho e vai até 11 de agosto com a vinda de 7 equipes servindo nas áreas de acampamentos com jovens e crianças, conferência para mulheres e construção;
 
Travor Smith meu novo auxiliar (por dois meses)



A Construction in Progress (April and May) - Carmen Lobão

|
Trip to Dominican Republic late April
“He will also keep you firm to the end, so that you will be blameless on the day of our Lord Jesus Christ.” (1 Corinthians 1:8)

Making larger bedroom downstairs at the Big Dorm

making floor of the bedrooms upstairs at the Big Dorm
Working on the outside walls upstairs at Big Dorm
The Lord has not yet completed its good work in you. You may think he has done enough. He realized what they could do. You may think that he went on to rebuild someone else instead of you. If it is like this, think more carefully. “Being confident of this, that he who began a good work in you will carry it on to completion until the day of Christ Jesus.” (Philippians 1:6)

Do you know the purpose of God in your life? Accomplish a good deed. Do you know when it will complete? On the day that Jesus Christ returns to rescue his church. Can you understand what that means? God has not completed the work on you. Do you know why you still have to face struggles and difficulties? Because God is still working in your life. It is not over yet. It is missing a little, but in the meantime, he is improving you. (Max Lucado)

Removing the containers to a better place

Removing the containers to a better place
































Two years and nine months in Haiti and the "work" remain both in Camp de La Grace as in my life. As I shared in previous newsletters since March I am having many "struggles and difficulties" in finances. Not because people are not offering, on the contrary, God remains faithful through over a hundred people who support me here in the mission field, but problems with my credit card.

First the dollar was too high, after my card was blocked for internet shopping, preventing the transfer of my Brazil's resources to the US and then to Haiti. When I went to the Dominican Republic in late April, I was hoping be able to use the card at ATMs, but I think the machine I used was "hungry" for it "swallowed" my card and he had to definitely be canceled. We tried everything to resolve the situation. My brother Roberto had to contact Central Bank to put pressure on Creditcard to solve my problem.

Building cabinets to put bed linen, towels and other things

















Building shelves to organize temporary supplies

















Hope then came with the possibility of a temporary card that would be valid for one month and would have the same functions as my old card. This card was sent to the address of Nycole’s mother. A team from her church came in early May and brought the card. But once more I could not use it because the "Internet" was not available for this card, (Is it possible?) that means my problem continued.

Superhero Camp with Johnson Ferry Baptist Church and almost 90 five-year-kids from Collège de La Grace
You may be wondering: Three months without being able to send a single penny for your support?! What did you do? Food and water to drink? Fuel for locomotion, water for general use and electricity? Internet and credit on the phone for communication? Payment of four helpers? Trip to the Dominican Republic? Payment of a fine for having spent more than three months in the country? These and other expenses were miraculously solved by other offerings from other people that I did not know or did not expect. God took care of all the details.

Superhero Camp with Johnson Ferry Baptist Church and almost 90 five-year-kids from Collège de La Grace

Superhero Camp with Johnson Ferry Baptist Church and almost 90 five-year-kids from Collège de La Grace

Last week I had only $ 100 gourdes (US$ 2) in hands and the provisions were running low. I knew that God would take care of this detail as well. Then at the end of my class of Haitian Creole on the internet, my teacher Teresa, an American who has lived in Haiti for 12 years, said: "I will pray for someone to come pay a debt he owes you" and smiled. I said amen, but did not remember anyone who could do that. The next afternoon someone came with an envelope containing $ 1,250 (US$ 27) gourdes from someone who actually owed me. Praise the Lord!
Leisure Day with youth from the neighborhood
Leisure Day with kids from  Jerusalem Baptist Church



























Today, Jun 3rd, Pastor Caleb arrives in Brazil for a conference in SP, but will go to Brasilia to visit some friends in the Haitian Embassy in Brazil. My new card is already with my relatives Itamar and Isafran. Pr Caleb will bring it and other things that I need here as well. June 15th, the latest I will have it here. Praise the Lord!

In the work that God is doing in my life, this was the stage of working on the "roof of the faith" on the "window of hope" and on the "door of trust." May God continue to bless you richly!



Praise the Lord ...
- For the faithfulness of the Lord through my family, supporters and intercessors;
- For the trials and tribulations that are making me grow;
- For the progress in the projects here in the camp and more partners coming
- For the visit of teams:
- Sowing Seeds of Joy (24/04 - 02/05) - Working with construction;
- Johnson Ferry Baptist Church (09/05 - 16/05) - Working with construction and Day Camps;
- Grace Bible Church (21/05 - 28/05) - Working with construction;

Djo Djo and Admina's wedding at Camp de La Grace
Praise the Lord ...
- For two conferences for 450 Pastors and Leaders conducted by the Jerusalem Baptist Church;
- For two leisure activities with youth and two others with children held here bringing together 100 youths and 80 children;
- For the new project "Tutoring". We have 20 children coming from Monday to Friday for two hours to receive tutoring in the afternoon and then they participate in the sports program.
- For my trip to the Dominican Republic. Good time to rest and Communion;
- For new card that is already underway.

Tutoring with neighborhood kids

Tutoring with neighborhood kids




Ask the Lord...

- For my health in general;
- For Travor Smith. An young American that will serve for two months here at Camp La Grace under my supervision (safety and health);
- For the Brazilian Mission Meeting in Haiti to be held from the 4th to 7th of June in Cap-Haitien;
- For my trip to Brazil in late August. That I can find good prices;
- For the summer season which begins on June 13 and runs until August 11 with the arrival of 7 teams serving in the areas of camps with youth and children, conference for women and construction;



My new "slave" Travor Smith
 

Copyright © 2010 Carmen Lobão