Keblinger

Keblinger

E sereis MinhasTestemunhas... - Carmen Lobão

| terça-feira, 2 de outubro de 2012

Estava escrito no ônibus de Cap-Haitien para Santiago, RD

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo” (2 Tm 4.2ª)

Não estava planejando viajar tão cedo para a República Dominicana. Esta viagem deveria acontecer somente no dia 5 dezembro, pois, de três em rês meses, preciso sair do país para renovar meu visto, ou pagar mil dólares americanos por um visto de 1 ano.

Atravessando a cidade de Cap-Haitien, Haiti


Confesso que quando a oportunidade de viajar tão cedo surgiu através da proposta da missionária Karon de acompanhá-la na comemoração de seu aniversário, pensei primeiro em suprir algumas necessidades matérias para a minha subsistência aqui em Pignon. Depois pensei na grande oportunidade de conhecer melhor a pessoa com a qual trabalharia até o final deste ano letivo que acaba em maio de 2012. Mas para Deus esta porta aberta tinha a prioridade de testemunhar do Seu amor e salvação.

                             Atravessando a fronteira do Haiti e República Dominicana

Coloquei-me em alerta para as oportunidades que certamente apareceriam. Orei por ousadia e sensibilidade. A todos que tinha a oportunidade de trocar algumas palavras sempre mencionava que era missionária do Brasil servindo no Haiti para pegar algum gancho. O Espírito Santo de Deus sempre soprava em meus ouvidos “pergunte como está o relacionamento dele/dela com Deus?” Mas não obedeci as primeiras vezes e deixei a oportunidade passar até na manhã de nosso segundo dia em Puerto Plata, RD.


Praia Dorada, Puerto Plata, República Dominicana

Enquanto fazíamos reservas para os esportes aquáticos que o hotel oferecia, tivemos muito contato com Juan, um jovem haitiano que vivia e trabalhava naquele hotel. Quando o Espírito Santo me soprou novamente “pergunte como está o relacionamento dele com Deus?” Eu obedeci desta vez e ele confessou que já havia frequentado uma igreja, mas fazia tempo que não ia a uma. Conversamos um pouco sobre o plano de Deus para cada um de nós. O desafiei a voltar a ter comunhão com Deus. Mas reconheço que poderia ter sido mais profunda.

                                    Experimentando uma paz incrível no ar


Naquela mesma tarde tivemos a oportunidade de fazer um passeio a cavalo em uma trilha perto do hotel. O passeio duraria três horas. Pensei logo que seria uma grande oportunidade de testemunhar ou compartilhar do evangelho. Meu foco era nossa guia, Valerie. Uma canadense fugindo das dolorosas marcas de um divórcio e tentando ganhar o seu sustendo agendando passeios para os turistas do hotel. Mas os planos de Deus são sempre maiores. No meio de nosso passeio, durante uma parada para descanso, surgiu a oportunidade de compartilhar do evangelho. Um rapaz chamado Jesus, explicava o significado dos desenhos nos quadros que pintava. Eram imagens de deuses que os indígenas locais adoravam. Karon, que pretendia comprar um destes quadros, desistiu ao saber do significado das pinturas dizendo ao rapaz que servia ao único Deus todo Poderoso. Éramos oito sentados quando surgiu a oportunidade de compartilhar do evangelho. O Espírito Santo de Deus me falou: use a Dobradura de Papel. Ela encaixava exatamente no assunto que conversávamos. Logo pedi ao rapaz para buscar uma folha em branco e compartilhei o evangelho em inglês para todos. Chagando ao ponto de dizer que tinham que fazer uma escolha. Exemplifiquei o deveriam dizer em oração. Depois o rapaz chamado Jesus veio e me disse que precisava levar a sério sua vida com Deus. Deixei com ele meu e-mail e blog e senti aquela maravilhosa sensação de “trabalho cumprido”.

                                 Compartilhando do evangelho em uma "cavalgada"


Na manhã do terceiro dia nosso compromisso começava bem sedo. Iríamos para um mergulho submarino na praia de Sosua. Foi maravilhoso ver a perfeição da criação subaquática de Deus. De volta ao QG da empresa que nos levou nesta aventura, éramos oito novamente sentados a espera do motorista. Um deles, de brincadeira, colocou na mão de outro funcionário um novo testamente dizendo para ele ler. Este o abriu em qualquer lugar e começou a ler. Karon me disse que seria legal usar a Dobradura de Papel ali, mas o Espírito Santo falou: ‘pega a bíblia da mão dele e diga que é preciso saber onde ler’. Ousadamente, em um impulso de obediência, pedi permissão a ele para pegar a Bíblia e disse em espanhol que precisamos saber onde ler para sermos orientados e abençoados. Os versículos evangelísticos que tanto ensinei aos meus alunos saltavam em minha mente um atrás do outro. Rapidamente os encontrava na Bíblia, os lia e os explicava. Isto chamou a atenção daqueles homens que comentaram que eu manejava bem a Palavra. É o que sempre falo para meus alunos de evangelismo, se nós enchermos as “gavetinhas de nosso cérebro” com os versículos da Palavra, no momento certo o Espírito Santo as abre e os versículos saltam de nossa boca. Foi mais uma oportunidade de desafiá-los a falar com Deus em um momento de suas vidas em oração decidindo por se tornarem filhos de Deus e não somente criaturas. Na volta para o hotel, eu ainda estava surpresa com o que Deus havia feito através de mim. Eu só tive dois meses de aulas de espanhol e lá estava eu pregando em espanhol.

                                                            Praia em Sosua, República Dominicana


A confiança crescia e o espírito de ousadia falava mais forte. Pensei então: ‘já falei no passeio a cavalo, no mergulho submarino, agora preciso falar para alguém no hotel. Pensei em tentar reencontrar Juan para dar uma “pressão maior”. Mas Deus tinha planos maiores. Depois do almoço fomos para um passeio rápido de Jet-ski e na volta passamos pelo local onde os shows noturnos aconteciam. Um dos empregados do hotel nos chamou para tentar falar algo, mas estávamos muito apressadas e o dispensamos seguindo para o quarto. Na volta parei e olhei o tema do show noturno: “Noite de Talentos” imediatamente me lembrei que pela manhã havia encontrado o produtor que brincando comigo perguntou: “você sabe que show teremos hoje?” Depois de responde-lo me veio a mente: ‘bem que poderia ser um show de talentos. É minha última noite aqui. Assim me escreveria e compartilharia o evangelho usando a Dobradura de Papel para todos. Seria muito louco!’

                                15 segundos sobre uma prancha de windsurf




Chamei o rapaz que tentara me abordar anteriormente e perguntei se poderia fazer qualquer coisa. Diante de sua resposta afirmativa me escrevi dizendo que minha apresentação seria “Contar uma história de amor usando papel”. Haveria um momento para ensaio antes, mas pensei: ‘se o fizer no ensaio a surpresa acaba.’ Mas Deus proporcionou uma chance de manter a surpresa. Iria sair com a Karon e pedi para ser dispensada do ensaio. O produtor aceitou e a surpresa foi mantida.

                                                      Praia em Sosua, República Dominicana


O show começaria às 22h. Mal consegui jantar de ansiedade e preocupação: ‘será que é isto que o Senhor quer? Que eu apresente sua Palavra para todos que estiverem vendo este show de talentos? Junto com outras apresentações seculares?’ Só sabia de uma coisa que Deus queria falar para este povo sobre o amor dele. Não sei quem, quantos, como seria a reação do público, formado na maioria por europeus que não querem saber de Deus. Pensei: “o máximo que eles podem fazer é cortar o som do microfone, ou disfarçadamente me tirar do palco.” Tentava dar forças para mim mesma: ‘vamos lá começou tem ir até o final, Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.” (Hebreus 10:39)

                                                   Praia em Sosua, República Dominicana

Preparei o material e deixei na mesa com a Karon. Oramos para Deus abrir os corações e tocar as pessoas. Então começaram a chamar todos os participantes para o palco e as apresentações começaram. Coisas do tipo: dançar, recitar poesias, dublar, etc. Havia cerca de 80 pessoas de vários países na plateia. Decidi fazer em inglês que seria do entendimento da maior parte deles. Usando quatro folhas de papel sulfite coladas para aumentar o alcance, imediatamente a ansiedade e o temor a homens passaram ao começar a falar. Lá estava eu pregando a Palavra de Deus usando a técnica da dobradura de papel para todas aquela pessoas em um Show de Talentos de um Hotel abeira Mar no Caribe. Isto não parece coisa de filme? Como sempre, na hora em que a cruz apareceu, depois de todos os cortes, foi uma surpresa geral e aplausos. Não me desconcentrei e falei que o vazio do coração deles era do tamanho de Deus, o criador de cada um deles e que eles foram escolhidos antes mesmo a fundação do mundo para serem Seus filhos e que eles precisavam tomar uma decisão a quem seguiriam. Todos estavam prestando muita atenção. Quando eu terminei e voltei para o lugar onde os candidatos estavam sentados, o produtor, que também era o cantor e showman do hotel disse de longe que havia sido impactado. Pensei que era somente uma gentileza. Depois disso teve mais apresentações de última hora e uma eleição do melhor da noite. Nesta hora, mais uma vez, satanás tentou tirar o meu foco dizendo: ‘este não é um lugar para falar de Deus. Veja estas pessoas votando em quem dançou engraçado e com sensualidade e não votando em você que falou de Deus.’ Mas na minha mente só vinha uma coisa: ‘isto não foi em vão. Deus não me trouxe aqui para que seu nome fosse envergonhado. Deve ter alguém aqui para quem Ele queria que eu falasse. Quando o apresentador e produtor estava agradecendo e se despedindo daqueles que não foram classificados, ele disse no microfone que o que eu havia feito tinha sido maravilhoso e que gostaria de falar comigo depois.

                                   Praia Dorada, Puerto Plata, República Dominicana

Quando tudo acabou, três ou quatro pessoas falaram que tinham sido tocadas com o que ouviram. Esperei pelo produtor e quando eu estava quase desistindo, ele veio me procurar. Disse que havia sido tocado muito profundamente que queria conversar comigo sobre isto. Pedi um papel para escrever meus dados e quando eu sentei para escrever. Eu vi que ele estava realmente tinha sido tocado e depois de falar mais algumas coisas fiz a pergunta: Você quer fazer uma oração agora entregando sua vida a Cristo? Ele respondeu que SIM! Fiz a oração com ele e ele compartilhou que sua cunhada era pastora e que na semana anterior ela havia dado a ele um CD de louvor dizendo que gostaria de vê-lo um dia cantando para Deus. Eu não acreditava no que estava acontecendo. Deus salvara aquele “showman”, produtor, cantor, animador, “O cara” que fazia a animação das noites daquele hotel, o cabeça da programação. Era agora alguém quebrantado que estava dizendo que queria fazer isto para Deus. Usar todos os seus talentos para Deus. Deixei meus contatos com ele e fui para o quarto preparar as minhas malas para voltar. Até agora estou boquiaberta com a ação de Deus ali. Orem pelo Willian Hernandez. Para que satanás não roube a Palavra do seu coração e que ele realmente confirme sua decisão de seguir ao Senhor.

                                      Praia Dorada, Puerto Plata, República Dominicana

Toda honra e toda glória sejam das ao Senhor Deus. O único e soberano. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13)

Tenhamos sempre uma OBEDIENTE CONFIANÇA E UMA CONFIANTE OBEDIÊNCIA NOS PLANOS DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS!




0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright © 2010 Carmen Lobão