Keblinger

Keblinger

Ele honrará! - Carmen Lobão

| quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

José, Maria e  o menino Jesus (peça natalina com as crianças de Crabapie)

Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna. Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. (João 12: 25-26)

A visita dos pastores ao menino Jesus
Quinze meses de Haiti. Gostaria de encerrar o ano agradecendo a todos que fielmente tem se deixado usar por Deus para fazer a obra além mares. Suas orações e ofertas, grandes ou pequenas, tem chegado e feito a diferença na minha vida e na vida daqueles que estão mais próximos de mim e que tenho tido a oportunidade de ajudar de alguma forma. 

Mais de 150 crianças de Crabapie e Paskaimie
Tantas vezes parece uma gota d'água no oceano. Bate um desânimo por ver o tamanho da obra, mas, como diz o versículo acima " Aquele que me serve, meu Pai o honrará". Não sei nem como ou quando os frutos virão, só creio que virão. E Ele completará a obra conosco ou sem nós. As opções foram dadas: "Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna."

Pr. Salnave foi nosso convidado para dar a Palavra
No mundo consumista em que vivemos, optar por ofertar a gastar com o que oferecem nas vitrines e comerciais não é fácil. Não é fácil vencer a tentação entre "EU MEREÇO" e  "O OUTRO PRECISA". Muitos dos meus irmãos em Cristo e familiares tem escolhido a opção "O OUTRO PRECISA". 

Meu vizinhos e os pais das crianças de Crabapie e Paskaimie
Minha oração é que Deus concretize o versículo 38 do capítulo 6 do livro de Lucas que diz: "Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês".
Que Deus os abençoe ricamente
As crianças fazendo a parte instrumental do louvor

Agradecimentos
- A Deus por se fazer tão real, como nunca antes, no meu dia a dia de batalhas, falhas, vitórias e alegrias;
- Aos meus irmãos em Cristo e familiares que se mantem fiéis em suas ofertas e orações;
- A minha Personal Trainer Vanda Lúcia por me manter em forma mesmo com a distância. Minha saúde melhorou e minha forma física está voltando;
- Pela oportunidade de servir no Camp e College de La Grace aqui em Pignon, Haiti;

- Pelos quatro guerreiros de Deus (Pr. Sergio Sousa e sua esposa Clarissa, Allyson e Francisco) que vem do Brasil para me ajudar a construir o refeitório do Camp de La Grace;
O Irmão Ari foi nosso convidado para conduzir o louvor
- Dos 7 mil dólares prometidos por irmãos de vários lugares, 3 mil já foram depositados. Agradeça a Deus pela Igreja Batista Makarios que deus mais do que foi pedido.
- Ao Pr. Caleb e Família que tem me apoiado 100% em minha estada aqui. Tem sido minha família por aqui. Um dos tios do Pr. Caleb até pensou que eu fosse uma de suas filhas.
- Pelo ministério MORE HOPE ali em Crabapie, pela nosso Culto de Natal que tivemos no dia 22/12/13. Chegou ao final meu ano de treinamento com eles, como eu havia combinado com os líderes. Agora vou ajudar a outros grupos em outro bairros;

Fundo da Capela do Camp de La Grace
  Pedidos:
-  As dores nas mãos voltaram um pouco;
- Meu remédio de pressão alta acabou e aqui não tem um equivalente, estou tenho que cortar comprimido em 4 pedaços (é claro que a dosagem não fica a mesma);

Lateral da Campela do Camp de La Grace
- Pelos 4 mil dólares que faltam ser depositados pelos irmãos e amigos que se comprometeram em ajudar aqui na construção;

Lateral da Capela do Camp de La Grace
- Pela viagem do grupo de Brasileiros (Pr. Sergio Sousa e sua esposa Clarissa, Allyson e Francisco);
- Pelas obras de restauração do Camp de La Grace;
- Pela salvação dos meus familiares;
Entrada do Camp de La Grace

- Pelos novos projetos em 2014 na vizinhança do Camp de La Grace. (Sabedoria para começar projetos relevantes para a comunidade);


Feliz Natal e Um Ano Novo abençoado!

Desafios - Carmen Lobão

| quinta-feira, 21 de novembro de 2013
"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação,
 perseverai na oração;" (Rm 12.12)
Preparando a terra para plantar plantas ornamentais na entrada do Camp de La Grace
Catorze meses de Haiti. E o meu pensamento não mudou "obedecer é melhor do que sacrificar". Tudo que preciso fazer é confiar e obedecer. Agora que estou morando no acampamento as coisas ficaram mias complicadas e desafiadoras. O novo apartamento é ótimo. Muito melhor do que o que eu estava usando na escola. Sinto-me no momento com as mãos cheias de responsabilidades de ajudar na administração do que Deus nos deu aqui no Haiti através da HIM (Hosean International Ministries). 
Entrada do Camp de La Grace
A área do acampamento foi comprada pelo pai do Pr. Caleb Lucien na década de 50 e passada para a HIM realizar atividades evangelísticas, de edificação e, em emergências, abrigo. Muito do patrimônio precisa de reforma ou finalização. Mas o que um administrador faz sem recursos? Usa do que tem para fazer o que precisa. No momento tenho usado meu sustento mensal e a disposição braçal para fazer a obra. O Acampamento tem três empregados durante o dia e dois à noite. Mas não são muito acostumados a trabalhar sob supervisão.Dos trabalhadores do dia, somente um está lá todos os dias, os outros dois chegam e vão quando querem. O vigias da noite passam a noite dormindo. Imagina! Não posso fazer nada enquanto não tiver uma reunião oficial para falar das novas regras. A irmã do Pr. Caleb é uma das responsáveis pelo acampamento, mas ainda não consegui sentar com ela e os empregados. Acho que vou ter que esperar até a volta do Pr. Caleb do EUA em dezembro para organizar esta parte.
Amali, Iberson e Bensley
Enquanto isto, foi fazendo o que posso com o auxílio de três fieis: Bensley - 14 anos; Amali - 13 anos e Iberson - 12 anos. Sempre que estou trabalhando eles chegam para me ajudar. Virou quase oficial, mas não dou pagamento em dinheiro, faço o que posso para ajudar: material escolar, algumas roupas, pagamento de taxa da escola e, é claro, refeições.
Bensley é filho de um dos caseiros e mora no acampamento. Tem dois outros irmãos que moram com a mãe em outra cidade. Em minha última viagem para o Brasil, consegui um patrocinador e ele agora frequenta o College de La Grace.
Amali mora colado ao acampamento com seus sete irmãos e pais. Ele estava frequentando a escola juntamente com seus irmãos, mas foram mandados para casa por falta de pagamento. Ao compartilhar isto comigo o Senhor falou forte ao meu coração e vocês, meus mantenedores doaram a quantia para pagar a taxa anual de sua escola. Por volta de 45 reais. Ele não frequenta o College de La Grace, mas eu não tive condições de pagar para todos os seus outros 6 irmãos que estão na idade de frequentar a escola.
Iberson tem dois outros irmãos e mora um pouco mais acima. Não tenho muitos detalhes sobre sua família ainda.

Os três começaram a frequentar a igreja Batista Jerusalém comigo agora e também a ir toda tarde de domingo para o Clube Bíblico em Crabapie.
________________________________________
Agradecimentos
- Nova etapa do trabalho aqui no Haiti;
- Sustento e fidelidade dos irmãos e amigo
- Saúde melhorando;

Pedidos
- Pelas promessas de ofertas para a construção do refeitório aqui (fidelidades dos que deram sua palavra)
- Salvação de meus familiares
- Saúde ainda precisa de cuidados (circulação da mãos)
- Sabedoria nos desafios no acampamento (administração dos poucos recursos);

 ______________________________________
O acampamento não serve somente para atividades da HIM. Ele também é cedido, ou alugado, para conferências e acampamentos de várias igrejas do Haiti. Na semana passada tivemos uma conferências para os pastores e líderes da Igreja Batista Jerusalém. Havia cerca de 300 pastores e líderes de todo o Haiti. A conferência foi organizada pelo Pr. Jefter Lucien, irmão do Pr. Caleb com o auxílio de uma equipe americana.

Acampamento com os alunos do Collège de La Grace em Março/13
A estrutura do acampamento ainda deixa muito a desejar em alguns aspectos. Temos muitas camas, mas só metade tem colchões, temos somente três sentinas (o banheiro de casinha para quem não conhece), temos 250 cadeiras, mas metade são recicladas, ainda não temos um refeitório e cozinha funciona precariamente, não temos água filtrada para que os acampantes bebam, etc. Complicado. O Desafio é grande e os recursos são pouco. No momento o Pr. Caleb está nos EUA tentando levantar recursos para melhorar as coisas no acampamento, mas a escola também precisa de recursos para pagar os funcionários e comprar alimentação para as crianças.
Salas de aulas do jardim (parte de baixo) e apartamentos de voluntários (parte de cima) o Collège de La Grace
A perspectiva de chegar energia elétrica aqui no bairro do acampamento é julho de 2014. Ainda estou na Escola três vezes por semana trabalhando com o jardim (inglês e Bíblia). A estrada que vai para lá é muito ruim. Acaba com qualquer carro, mas Deus tá fazendo o carro render apesar de precisar trocar os amortecedores e a barra de direção. Eu referiria ficar o tempo todo no acampamento, mas tive que manter parte de minhas responsabilidades aqui na escola.

Meus alunos do Jardim voltando do "Pipi" antes do lanche
Os cursos da parte da tarde estão devagar, quase parando. Como só cinco alunos voltaram para os cursos de Português e Inglês. Estou concentrando tudo no mesmo dia (Terças) já que os alunos de Português são os mesmos de inglês.
O futebol feminino também está devagar. Se continuar assim vou aceitar o convite dos meninos de 3a a 6a séries de treinar com eles. Todos os dias eles fazem este pedido. Eu acho que as meninas vão perder esta oportunidade por falta de interesse, ou muitas vezes, impossibilidade de chegar até a escola.
Momento de louvor em Crabapie com instrumentos doados por um mantenedor no Brasil
As atividades em Crabapie também estão mais difíceis. Muitos líderes voluntários não estão indo, ou faltam muito. As crianças estão chegando muito tarde ou não estão indo.
Precisamos de um refeitório. Quem prometeu doar, seja fiel!
Depois da maratona em vários lugares para levantar recursos para a construção do refeitório aqui do acampamento, quando recebemos as promessas de ofertas de $ 7 mil dólares, estou aguardando, confesso, ansiosamente, pela fidelidade destas dezenas de pessoas. Ate agora só foi depositado um pouco mais de R$ 1500 reais. Daqui só posso fazer um coisa: Orar para estes irmãos e amigos levem a sério o versículo que eu mencionei para eles antes deles fazerem este compromisso com Deus: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. (Mt 5.37)
Atividades no Projeto MORE HOPE
Estou de volta as atividades físicas regulares com a ajuda de uma Personnel Trainer. Chick, não é? Ela é minha ex-adolescente, que agora é formada em Educação Física, casada e mora na cidade de Presidente Dutra, no interior do Maranhão. Não é incrível? Eu fiz o desafio a ela ao saber de seus serviços de Personnel Trainer e ela aceitou ser minha treinadora via net. Mandou um programa com vídeos e estou sendo muito disciplinada na execução desta tarefa. Manter a forma física, a pressão arterial e colesterol baixos e outras coisinhas que estão foram do lugar. Até a circulação nas mão começou a melhorar. E o melhor de tudo: "De Gratis"! Não é para todo mundo assim. Se você se interessar por seus serviços eu posso recomendar, quem sabe você não ganha um desconto se comprovar que é um "ofertante missionário".
Eles sempre pedem para tirar foto deles
É muito engraçado esta questão do tempo. O jovem cardiologista que fez meu teste de esteira em São Luís me surpreendeu dizendo que era meu ex-aluno do Colégio Batista. A jovem técnica que me auxiliou no meu exame de M.A.P.A. disse que era minha ex-aluna do Barjonas Lobão. E agora minha ex-adolescente da PICE é minha Personnel Trainer. É como o Pr. Caleb sempre cita: "Planta para Crescer". Uma vida para viver, uma vida para compartilhar. Se a sua visão se estende por um ano ... plante grãos. Se sua visão é para dez anos... plante árvores, mas se sua visão for para a vida toda... plante homens. (Ministério de jovens Global)
Dois novos funcionários contratados para serviços geral tem catado todos os dias os papeis de lixo que os alunos deixam. ISTO É UM SONHO REALIZADO!!
Uma coisa que eu esqueci de mencionar no meu último informativo. Passei um ano aqui no Haiti esperando minha Licença do Estado sair, mas eles não me liberaram de maneira alguma. Através de um recadastramento, o Estado forçou todos a voltar para suas atividades normais ou "pedir para sair". Como não me sinto mais "deste mundo", "Pedi para sair". Pedi minha exoneração, sem nenhum arrependimento de que agora, mais do que nunca, minha vida, sustento e futuro dependem tão somente de Deus. Afinal "E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus."(Lucas 9:62)


 Isto não é encenação! Estou realmente com a mão na "massa"!

DEUS OS ABENÇOE!

Portas Abertas - Carmen Lobao

| terça-feira, 22 de outubro de 2013
Em pé: Meus sobrinhos Mayara e Humberto (filhos do Cleber), Sentados: Meu irmão Roberto, Eu e meu irmão Cleber

Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. (Lucas 11.9)

Estou começando meu segundo ano de ministério aqui em Pignon, Haiti. E antes deste recomeço tive a oportunidade de visitar o Brasil por 28 dias. Não foram dias de somente  relaxar e matar a saudade. Foram dias de muito trabalho e muitas coisas para resolver. Mas em todos os lugares que fui encontrei Portas Abertas. Portas Abertas com a minha família, na minha igreja, escolas que trabalhei antes de vir e outras igrejas que se tornaram parceiras do Projeto Haiti.



Tive a oportunidade de descansar dois dias. Em um deles levei o Grupo de instrutores/missionários  dos EUA para visitar os "Lençóis Maranhenses". Em  um outro dia, meu irmão e família vieram do interior do Maranhão para me visitar e fomos à praia. Momentos muito bons.


Minha viagem para o Brasil teve três momentos distintos. O primeiro foi participar e ajudar na Primeira Conferência de Lideres, missionários e pastores da minha igreja.  Havia cerca de 50 pessoas neste momento específico de uma mistura de retiro espiritual e laser que terminou com nossa Conferencia Missionária. Todos nós nos sentimos muito abençoados e renovados.


Participantes da 1a Conerência de Pastores, Missionários e Líderes

Pr. Caleb pregando e eu traduzindo na Conferência Missionária

O segundo momento foi cuidar da saúde e verificar se estava tudo bem. Tive a oportunidade de visitar vários médicos para exames de rotina e outros para exames mais específicos. Ouvi alguém dizer um dia que não gostar de fazer "check-up"  porque ele tinha  medo de descobrir alguma doença. Pois é, a maioria de meus exames deu normal. O problema em minhas mãos não foi de todo descoberto, mas o último "palpite médico" foi, de acordo com alguns exames, um déficit de vitamina D que pode estar causando estas dores. Mas já está bem melhor depois de tormar remédios para circulação. Contudo, vou tomar Vitamina D também. Já sei que o sol matinal poderia me dar esta viatmina, não sei porque não a estou ganhando. Também ganhei uma nova doença. Agora faço parte do time dos hipertensos. Durante toda a minha vida tive pressão baixa, agora vou ter que tomar mais este remedinho diariamente. Os médicos disseram que as doenças geneticamente transmissíveis começam a aparecer na idade que estou agora. Se eu for me basear em doenças genéticas tem "um monte" para herdar..

Ganhei uma Parceira de Oração, Elzia é uma missionária guajajara enre os guajajara.

Meu terceiro memento foi visitar alguns lugares que Deus havia colocado em meu coração para tentar levantar recursos para a construção de um refeitório aqui no acampamento da HIM. Minha missão era levantar $ 7 mil dólares em duas semanas. Eu não julguei esta missão como uma "Missão Impossível" porque  Lucas 11.9 diz: " Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." Eu só precisaria CRER e OBEDECER. 

Apresentando o Projeto Haiti - Ano 1 e o Projeto de Construção do Refeitório no acampamento

E para honra e glória do Senhor, todos os lugares que Deus colocou em meu coração para visitar abriram as portas quando eu bati e irão contribuir para que até dezembro estes recursos estejam disponíveis para esta construção que acontecerá em Janeiro e fevereiro de 2014, quando vamos receber esta equipe que virá do Brasil para servir aqui por um mês. Que Deus abençoe ricamente a Orquestra de Ao Kerusso, a Igreja Batista Makarios, Igreja Cristã Evangélica no Bairro do São Cristóvão, a Igreja Assembléia de Deus 103 no Bairro da Cidade Operária, aos alunos e professores do Seminário Cristão Evangélico do Norte, aos alunos e professores do Complexo Educacional Barjonas Lobão, a Igreja Maranata no Bairro do Turu, ao Curso de Inglês e Espanhol PBF, a Igreja cristã Evangélica em Brasília que fizeram seu compromisso de Fé para a construção deste refeitório. Deus toda honra e toda Glória.

Cede do Projeto Moro Hope - troca de telhado e pintura

Também comecei a levantar recursos para a troca de telhado do prédio onde funciona o Projeto More Hope no bairro de Crabapie aqui. O Prédio precisa também de uma pintura. Tenho trabalhado neste projeto desde que cheguei. Vou precisar de $ 3 mil dólares. Já tenho duas pessoas que irão me ajudar neste projeto e aguardo a resposta de mais duas outras igrejas. CRER E OBEDECER e Deus vai abençoar na reforma deste lugar também.
Visita à Miami Beach

Para terminar tive a oportunidade de visitar Miami por 4 dias no meu caminho de volta ao Haiti. Lisa Torres e sua família me hospedaram e supriram todas as minha necessidades enquanto estive por lá. Foi mais uma benção de Deus.

 Visita ao Chris, Nicola e seus herdeiros Joshua e Joyce.

Foi muito bom visitra amigos, renovar as parceria e forças. Agora é continuar o trabalho que Deus tem me dado a oportunidade de realizar aqui. 

Pr. Nahur & Noêmia e Carmen

Eu CREIO que Deus tem muito mais Portas Abertas a espera de alguém que OBEDEÇA aos mandamentos de Pedir, Buscar e bater, mas principalmente de FAZER A VONTADE DE DEUS!


“Maratona sob o sol de 40 Graus” - Carmen Lobao

| sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Foto da ultima equipe americana que fez o kid's camp/13 e a equipe haitiana 

“Cria em mim um coração puro, ó deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmo 51.10) 

Onze meses de Haiti e está começando uma nova etapa no meu ministério por aqui. No momento estou absolutamente cansada e já morando no Camp de La Grace no meu novo apartamento. Aqui não tem energia elétrica vou usar um "inversor" (que transforma a energia da bateria em energia elétrica) e a internet funciona muito precariamente, sendo assim serão menos frequentes os meus contatos pela net. Há dois vigias à noite e três trabalhadores durante o dia. Um destes mora no acampamento com seus três filhos de 13 a 9 anos. 
Os dois meses que passaram foram uma verdadeira Maratona sob o sol de 40 graus tamanha a quantidade de atividades e o calor do verão haitiano, tornando-se muito difícil dar aquela parada de dois dias para organizar o informativo de junho. O importante é que continuo viva e trabalhando mais do nunca para a glória de Deus. Deus os abençoe!

Ajudando na organização do auditório

Agradecimento
- Pela oferta especial da PICE para a reforma do apartamento onde estou morando agora;
- Pelas passagens de ida de volta que meu irmão Cleber comprou para mim. Estarei no Brasil entre os dia 29 de agosto a 25 de setembro. Na primeira semana vou trabalhar com a equipe que vai realizar a conferência de pastores da minha igreja e participara da conferência missionária da PICE. Depois vou tentar fazer um check up médico;
- Pela nova etapa do meu ministério aqui na co-direção do Acampamento da Missão Hosean International Ministries;
- Pelo ano letivo cumprido no Collège de La Grace;
- Pela fidelidade de Deus através dos meus mantenedores e intercessores;

A Detetive de Deus sendo a MC do Show de talentos

Pedidos
- Saúde. Muitas dores nas mãos e braços que não me deixam dormir nem realizar todas as atividades que preciso. Orem para que eu encontre um especialista que saiba o que fazer logo que eu chegar ao Brasil;
- Pelo novo ministério aqui no acampamento. Sabedoria, segurança e recursos para as reformas e construções dos projetos que temos para o local;
- Pelos meus familiares no Brasil. Salvação e saúde;
- Pela equipe que, em nome de Jesus, virá fazer uma obra grandiosa aqui em Pignon em Janeiro de 2014. Pessoas certas, recursos abundantes e oportunidades de servir;
- Pela conferência de pastores e líderes na PICE. Pelos pastores Ron e Star Nelson que estão organizando a equipe que virá dos EUA.

Em comemoração ao meu aniversario, visita ao Forte Cidadelle

Atividades de Junho

Prêmios para os melhores alunos de inglês e Bíblia

Em junho, depois da semana de provas, mais uma vez Deus abençoou com algumas doações e os melhores alunos foram premiados. Os melhores alunos de Bíblia ganharam brinquedinho, os melhores de Inglês ganharam livros para pintar e os melhores de todos ganharam bolas.

 Esta eh a Louise. O GP de Lideres Teens eh o patrocinador dela aqui no College de La Grace

A formatura do Jardim III foi a última atividade que participei na escola. Eu fui a professora deles de Bíblia e Inglês. Tivemos a oportunidade de apresentar três versículos musicados que ensinei para eles, uma musiquinha em inglês e fizermos a coreografia da música “homenzinho torto”.

Equipe campeã do Torneio de Futsal com as crianças da vizinhança.

Depois de fazer torneio com três categorias diferentes aqui na escola, um grupo especial acompanhou de perto “com água na boca” todos os acontecimentos. Este grupo é formado pelos meninos da vizinhança. São crianças que moram perto do Collège de La Grace, mas por falta de recursos ou patrocínio, não estudam aqui. Deus colocou no meu coração o desejo de organizar também o torneio com eles. Foi muito bom. Tive a oportunidade de compartilhar da Palavra de Deus antes do evento e muitos tomaram uma decisão de seguir a Cristo. O mais interessante é que, depois disso, os meninos agradeceram trazendo algumas frutas como: coco, castanha de caju e abacaxi.

"Pequena" caminhada de 2 quilômetros sempre subindo.

Para celebrar meu aniversario eu tive a oportunidade finalmente de visita um dos pontos turísticos mais impressionantes aqui do Haiti. A Citadelle Laferrière, também conhecida como Cidadela, é um grande forte localizado no norte do Haiti. Está aproximadamente a 27 quilômetros ao sul da cidade de Cap-Haitïen e a 8 quilômetros da cidade de Milo. 

Cavalos estão a disposição para quem não quer/pode subir andando (US$ 40)

São quase dois quilômetros de subida que você pode fazer andando ou a cavalo (pago). Resolvi ir andando. Cavalo eh muito desconfortável  Confesso que cheguei la em cima "com um palmo de língua para fora". Mas a vista eh linda. Vale a pena!

O apartamento onde estou morando agora: Antes e Depois da reforma

Reforma do apartamento

Depois deste evento começou minha Maratona de Reforma do apartamento no Camp de La Graça (o acampamento da Missão). As condições do apartamento estavam realmente ruins. Mas graças a Deus, a minha igreja no Brasil, PICE, através do programa de reforma de casas do Ministério de Ação Social, enviou os recursos para a reforma completa do local. Se uma reforma no Brasil é trabalhosa, imagine aqui em Pignon, onde é muito difícil encontrar o que você precisa. A maioria das coisas foram compradas fora. Os trabalhadores também são um capítulo a parte. Muito lentos e sempre deixam coisas por fazer. Ainda hoje estou tentando trazer o encanador, o pintor e o eletricista para terminar algumas coisas que eles deixaram de fazer. É por aí. Estou trabalhando em alguns detalhes com pintura de móveis e organização da mudança, porém ficou muito legal.

Betsy Swoboda decorando meu apartamento dois dias antes de todos partirem.

Algumas pessoas da ultima equipe e a Betsy começaram a decorar o meu novo lar com artesanato local e alguns posteres de incentivo. Depois mando fotos da parte de dentro por enquanto está uma bagunça com caixas por todos os lados.

Cantando em português com as crianças a musica "Irei ao Céu eh maravilhoso"
Atividades de Julho

Como a reforma entrou mês de julho a dentro, tive que trabalhar paralelamente em três Kid’s Camp e um treinamento de professores. Cada atividade foi feita por uma equipe diferente que veio dos EUA. As equipes vem por uma semana, trazem os recursos para pagarem a alimentação e estadia da própria equipe e dos acampamentos e líderes haitianos. Elas também são responsáveis pelo programa em geral também, na teoria. Na prática não foi assim.
Grupo de crianças e lideres do primeiro Kid's camp da temporada

Kid’s Camps

A primeira equipe era muito pequena, somente 6 pessoas, e trouxe só a parte bíblica e calçados para serem distribuídos para as crianças no final do evento. O problema é que a líder avisou isto somente quando chegou aqui. Então tivemos (eu e o pastor de jovens com sua equipe haitiana) que nos virar para criar atividades para preencher o vácuo desta equipe.




1- Brincadeiras alternativas e cooperativas com as crianças do segundo kid's camp da temporada e o voluntario da equipe 2. 
2- Ele serviu pelo Exército Americano no Iraque e agora veio servir o Senhor dos Exércitos aqui no Haiti.

A segunda equipe foi mais completa. Tinham 16 pessoas. Ela trouxe quase todo o programa, mas ainda tivemos que assumir parte da noite e todas as tardes.

Pose com os presentes da Equipe 3. Ha 250 novas bolas na cidade agora.

A terceira equipe também veio mais preparada para o acampamento de esporte. Tinhas 25 pessoas, mas todas as noites e tardes ficaram por nossa conta. No final esta equipe deu uma bola, um calçado, uma camiseta e uma bolsa de costas para quase todas as 249 crianças e adolescentes que estavam aqui. “Quase” porque oito meninas não ganharam bolas e e bolsas. Da próxima vez vou fazer questão que comecem pelas meninas, elas sempre são prejudicadas.

Crianças mostrando seu trabalho de arte em camisetas do 2o Kid's camp
A música da temporada foi “Irei ao Céu” em português. Muito legal todas as crianças cantando em português. Eles aprendem rápido. A dança da temporada foi “Papai Maluco”e “Papai Pirado” e a coreografia da temporada foi “Homenzinho Torto” e “Criança de Jesus”. Aproveitei para ensinar tudo em português. Opa! Eu não, a Detetive de Deus. Foi muito legal!

Uma professora representando Golias com acessórios feitos somente de papel.

O treinamento de professores do Collège de La Grace foi coordenado pelos dois pastores que vão levar a conferência de pastores para a PICE no começo de setembro e pela missionária Karon que estava trabalhando comigo neste último ano. Eu ensinei a técnica "Certo eh Certo" e como ensinar a Bíblia com criatividade e pouco material.

No Show de talentos do 3o Kid's Camp esta garotinha recitou 25 versiculos sem parar. este deveria ser o talento de todo cristão.

Nova Fase

O legal desta temporada foi comprovar meu chamado para trabalhar em acampamentos. Aqui na minha nova fase ministerial serei uma espécie de Co-Diretora do Camp de La Grace. Minha tarefa será bem difícil. Precisamos organizar as coisas por aqui. Por falta de um missionário em tempo integral, muitos recursos e material se perdem. As equipes que vem repetem muito os programas e não há um cuidado com o patrimônio. Minha tarefa será fazer a conexão das equipes, cuidar do patrimônio e levantar recursos para reforma e construção no local.

Equipe do 2o Kid's camp prontos para sair para Igreja.

Queremos trazer uma equipe do Brasil para ficar aqui por 30 dias em janeiro trabalhando principalmente na construção de um refeitório para este acampamento. O valor aproximado desta construção será de 14 mil reais. Precisamos de doações específicas. Precisamos também de trabalhadores específicos que possam fazer parte desta equipe: pessoas que entendem de construção ou conhecem alguma coisa nesta área: engenharia ou arquitetura, precisamos de um mestre de obras, pedreiro, eletricista, encanador. Precisamos de um intercessor e pastor para cuidar deste grupo e voluntários que estejam disponíveis para fazer o que for preciso. Ore, contribua, venha fazer parte deste momento história. Seriamos a primeira equipe brasileira a pisar em Pignon e fazer uma obra nesta região.

Brandon e Betsy Swoboda trouxeram os seus 7 filhos (naturais) para um mês de serviço ao Senhor. Ele eh o Chairman da HIM atualmente. Michel eh a criança haitiana que a família patrocina no College de La Grace

Cada membro da equipe precisa também levantar o seu sustento pessoal. O valor da obra é um dinheiro a parte. Cada pessoa precisa comprar a sua passagem (mais ou menos US$ 1500 dólares - dependendo de quando comprar e empresa) e trazer o dinheiro de suas despesas pessoais de alimentação e hospedagem (US$ 25 dólares por dia). Talvez você não possa passar 30 dias, mas pode passar 15 ou 7 dias, não importa. Para mais informações contate o Pr. Sergio Sousa (Fones: (98) 3245-1786 / 8849-4236(Oi) & 8191-9183(Tim)).

Venha Louvar e Servir ao Senhor conosco!
Deus os abençoe!

 

Copyright © 2010 Carmen Lobão